quarta-feira, março 28, 2007

E começa o "estágio" pra ciências sociais

Do site Globo.com
(http://globoradio.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL14862-5604,00.html)

27/03/2007 - 16h57 - Atualizado em 27/03/2007 - 19h08

Estudantes ocupam reitoria da Unicamp

Eles revindicam melhorias nas moradias da universidade. Entidade diz que conseguiu reintegração de posse da área.
Do G1, em São Paulo, com informações da EPTV

Cerca de 150 estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocuparam a reitoria na manhã desta terça-feira (27) e permanecem no local até agora. Eles reivindicam melhorias na moradia da universidade, que atende 1,2 mil alunos.

Segundo a assessoria de imprensa da universidade, os manifestantes chegaram ao local às 7h e impediram a entrada dos 60 funcionários do prédio. A assessora técnica, Angélica Pfister, tentou furar o bloqueio de alunos e foi impedida. Ela reclamou da ação. “Toda vez que eles são contrariados, eles invadem, quebram o patrimônio e roubam”, disse. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) afirmou que os alunos não roubaram qualquer coisa dos funcionários durante os protestos.

De acordo com a assessoria, a Unicamp já conseguiu na Justiça a reintegração de posse da área. O órgão, no entanto, não soube informar qual o prazo dado para que os estudantes deixem o local.

Problemas de infra-estrutura
O bloco B da moradia foi interditado na semana passada por problemas de infra-estrutura. Quarenta e cinco jovens foram remanejados para outros blocos. O reitor José Tadeu Jorge afirmou que serão feitas obras de reformas no local e em outras unidades, mas não há prazo para as mudanças.

A assessoria de imprensa informou que a Unicamp propôs aos jovens dar uma verba de R$ 200 para cada aluno tentar alugar um local para ficar.

Os estudantes disseram que não podem aceitar o dinheiro porque não têm informações de prazo das reformas, e, sendo assim, não conseguem assinar um contrato de aluguel.
_____________________________________________________________

Acho válido algum tipo de protesto, até porque se não é feito nenhum protesto, não se tem as reivindicações atendidas, até porque ninguém fica sabendo das reivindicações (do jeito que o pessoal lê os panfletos...). Infelizmente, 150 aluno num universo de 1,2 mil não dá muita legitimidade ao movimento. O jeito é pensar em uma forma de envolver um pouco mais da metade dos estudantes (os tais 50%+1), assim o movimento tem mais força... Ou quando (isso faz tempo, conheço a historia de ouvir falar) os estudantes acamparam na Unicamp pra reivindicar a construção da moradia...

Um comentário:

Fernando Bizzarro Neto disse...

tah querendo um poco demais minha querida

se bem q nada eh impossivel...

bjus

see yoi tomorrow