domingo, abril 01, 2007


Após a invasão da reitoria na terça-feira e mais de 70 horas de ocupação, nesta sexta-feira, após negociação, os estudantes começaram, no final da tarde, a desocupação.

A observação do processo de forma mais próximo (dessa vez eu tinha mais tempo livre pra estar presente) deixa claro a massificação do grupo, entretanto existindo um seleto grupo de pessoas que têm alguma noção de como proceder em uma negociação: a grande mioria continua batendo na tecla de que deve ser feita a greve caso as exigências não sejam atendidas por completo. Issso mostra um despreparo dos participantes do Movimento Estudantil e um descaso das suas lideranças (não é a liderança por completo que possui o grupo de pessoas esclarecidas, mas grande parte dos esclarecidos estão na liderança, ao mesmo tempo que tem um número mto grande de líderes completamente sem noção).

Ainda assim, com (ou sem) parte da liderança esclarecida, é absurdo o que se encontra ao conversar com as pessoas que fazem parte do Movimento Estudantil: o objetivo final é a greve, não a obtenção das reivindicações. Essa posição é dominante entre as pessoas, e parece que o que eles querem é a greve a qualquer custo. Há aí um esvaziamento do sentido do Movimento Estudantil.

Outra coisa que chamou a atenção foi o fato de que um dos objetivos da ocupação do prédio da reitoria eram os problemas com a Moradia Estudantil (outras questões foram os decretos do Serra, a Reforma Universitária etc) e que, dos cerca de 800 habitantes da Moradia, pouquíssimos estavam presentes.

Parece um pouco absurdo, já que a segurança dos prédios e a assistência social no processo de escolha dos moradores envolve (ou pelo menos já envolveu) a todos os moradores. A falta de participaão dos principais interessados deslegitima, em parte, o movimento. Infelizmente, isso é apenas um reflexo da situação atual, quando as reivindicações são, realmente, feitas por pessoas as quais não necessitam dessas melhorias (talvez seja por medo de represálias).

São reivindicações sérias, válidas e necessárias, pois a segurança dos alunos é uma queeestão importante, e, se eles estavam morando no prédio, é porque encessitavam, e acredito eu que isso tenha se tornado um direito adquirido.

Vale a pena, ainda assim, dar uma olhada no bloga da ocupação: www.ocupacaounicamp.blogspot.com e num blog de um amigo meu que se colocou na oposição ao movimento (uma oposiçaõ interessante, tb, a meu ver): http://blogdobizzarro.blogspot.com/2007_03_01_archive.html

Um comentário:

Fernando Bizzarro Neto disse...

obrigado pela citação
vc massageou meu ego c isso.
bjus
feliz natal