quarta-feira, junho 20, 2007

mais da greve

Mais um dia de não sei bem o que... Teoricamente era pra ser um dia de aula normal, depois que os professores resolveram que iriam voltar as aulas nessa segunda feira.

"Depois de quase um mês em greve, os professores da Unicamp decidiram nesta
quinta-feira suspender o movimento e retomar as aulas na segunda-feira."
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u304597.shtml

Ao chegar na faculdade ontem pela manhã, encontrei apenas o professor e um aluno na sala.
A discussão sobre o que aconteceu, os motivos da greve e as atividades que ainda ocorrem permeiam a discussão do tema da aula (Pensamento Político Liberal).
Neste momento, o comentário estarrecedor: na assembléia do dia anterior (segunda-feira), os estudantes decidiram que invasão/ocupação (cada um dá um nome de acordo com a posição ideológica a respeito) é uma regra válida para protesto. Diante disso, invadiram a DAC.

"Um grupo de pelo menos cem estudantes da Unicamp --ligados ao DCE (Diretório Central Estudantil)-- invadiram nesta segunda-feira no início da noite o prédio da Diretoria Acadêmica da universidade.

(...)

Antes de invadir a diretoria, o mesmo grupo de estudantes tentou invadir a reitoria da universidade, mas as portas e grades do local foram fechadas antes da ação estudantil."
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u305417.shtml

A reitoria da Unicamp se manifestou:

"NOTA DA UNICAMP
A propósito da invasão das instalações da Diretoria Acadêmica (DAC) da Unicamp e da tentativa de invasão da Reitoria por um grupo de estudantes, na tarde de segunda-feira, a Reitoria traz ao conhecimento público o seguinte:
1 – A invasão da DAC, além de representar um ato de violência incompatível com a tradição de diálogo existente na Universidade, traz prejuízos à vida acadêmica da Unicamp e aos próprios estudantes, impedindo, por exemplo, a emissão de diplomas e a homologação de teses de pós-graduação.
2 – Já foi iniciada apuração para identificação dos responsáveis, instalação de processo disciplinar e aplicação das penalidades previstas no Regimento Geral da Universidade, que podem ir da advertência à expulsão.
3 – A Reitoria está tomando as medidas judiciais cabíveis para a preservação do patrimônio público e a normalização das atividades da Diretoria Acadêmica.
4 – A Reitoria não negociará com os invasores.
A REITORIA
Cidade Universitária Zeferino Vaz.
Campinas, 19 de junho de 2007."
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNP/NP_1709/NP_1709.html

Isso ocorre num momento em que a reitoria da USP está ocupada, algumas diretorias de campi da Unesp estão ocupadas e os alunos alegam que o movimento está crescendo (o principal motivo que despertou essa visão eram as mais de 300 pessoas na assembléia realizada ontem - grande maioria dos estudantes acreditava na volta das aulas).

Hoje pela manhã, uma notícia preocupante para quem tem amigos no ME:
"Policiais militares da Tropa de Choque e da Força Tática do 13º Batalhão de Policiamento do Interior (BPM/I) cumpriram, por volta das 2h30 da madrugada desta quarta-feira (20), a liminar de reintegração de posse do campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara, a 280 quilômetros da capital paulista, no interior do Estado."
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u5485.jhtm

Será que é tão importante assim manter um posicionamento intransigente, anti-democrático e infantil, afirmando que esta é a única saída que os estudantes têm para defender o ensino público? Será que os estudantes envolvidos não enxergam que assim eles conseguirão apenas a raiva dos demais alunos da Unicamp que necessitam que o DAC esteja em ordem para fazerem matrículas do próximo semestre, colar grau ou pelo menos pegar as carteirinhas que as provisórias dos bixos vencem essa sexta-feira (eu to nesse barco). Será que o objetivo deles nãos eria melhor alcançado se eles pudessem contar com o APOIO de grande parte dos estudantes da Unicamp e não da discórdia semeada pelo próprio ME?

Nenhum comentário: