quarta-feira, junho 27, 2007

Oceania 1984/Brasil 2007

Finalmente, depois de alguma pressão de colegas, que acham um absurdo eu ler um livro de 300 e poucas páginas em mais de um mês (ok, eu tb acho), mas deve-se levar em consideração que eu lia antes de dormir, o que não otimiza muito o tempo de leitura, acho... Terminei de ler o 1984, de George Orwell, minha segunda incursão às idéias dele (li, tempos atrás, "A Revolução dos Bichos", fantástico, por sinal).

Coloco aqui um pouco da minha impressão sobre o livro, e uma pequena alusão à realidade brasileira.

O 1984, de George Orwell é muito bom. Entretanto, a visão pessimista do futuro da humanidade apresentada pelo autor seja pra lá de assustadora: uma sociedade em que o ser humano aparece mais e mais desumanizado. A sociedade é dominada pelo partido, e este, comandado pelo Grande Irmão, figura que controla todas as ações dos cidadãos, pois tudo vê.

Em alguns momentos isso pode parecer absurdo, mas se olhar bem, pode ser tomada parte dessa ameaça como verdade no Brasil atual, e é esta a reflexão que quero dos meus leitores: em que medida os clássicos da ficção podem antecipar ou traduzir questões importantes da política nacional.

Os altos índices de aceitação do Governo Lula podem ser interpretados como um dos momentos em que os personagens de Orwell demonstram uma inacreditável adoração pelo seu governante, mesmo com todas as atrocidades (no caso brasileiro, os escândalos de corrupção em que as pessoas envolvidas são, muitas delas, ligadas ao presidente por laços até de parentesco), ou os racionamentos de mantimentos (em terras tupiniquins, os atrasos nos aeroportos). Será que a exceção à regra pensa, ou as críticas estão proibidas pela thoughtpolice? Seremos, os críticos, falhas da matrix da sociedade brasileira?

Os caros leitores hão de concordar que a vida imita a arte... mas até quando?

2 comentários:

Fernando Bizzarro Neto disse...

uau

eh o arnaldo jabor de saias
hauaau

Anônimo disse...

isto e tudo horruroso ouviram, voces sao uns cocos.....
vóses não sabem nada seus cocorinos peperutos.Este site é tão interessante que estragou o meu computador.