sexta-feira, maio 25, 2007

Sobre a greve

Sobre a greve, que eu evitei me pronunciar aqui até agora... mais precisamente, até eu ter feito um pronunciamento pró-greve numa comunidade do orkut, e suddenly os membros estavam contra mim, que eu nao deveria me manifestar pela net, e sim em assembleias.

Eu já passei por algumas assembléias, sobre mudança de grade curricular, a respeito de professores incomententes (quando tentamos tirar a claudia, por exemplo), sobre greves, sobre invasão da reitoria (aquela gigante na PUC)... Todas elas me deram a seguinte experiência: as assembléias só servem e só funcionam para legitimar as questões pré-estabelecidas pelos partidos políticos de esquerda, mas não a esquerda inteligente, bem-intencionada. A esquerda bagunceira, que eu ouso personificar pelo discurso de um colega da unicamp: "o objetivo é fazer greve, parar tudo" ou "porque não invadimos o cdp do dac, ali a gente pode parar tudo, a unicamp toda depende do que se passa ali" ou "manifestações pacíficas de repúdio aos decretos (que não sejam greve ou invasão - ou ocupação como eles chamam), não derruba governos".

Pelo visto é isso que eles querem, baderna, destruição da democracia, troca ilegal do governante, golpe de estado. Me recordo de uma discussão na FFLCH: "quando fizermos a revolução, o que faremos? Vamos matar toda a burguesia". O que mais chamou a atenção é que eram, na grande maioria, filhinhos de papai, que iam (se ainda vão, não sei, já que eu não vou mais lá) pra faculdade de carros dos mais "fancy" (eu cheguei a ver alguns de audi, outros de peugeot, honda etc). Oras, acredito que eles são parte da burguesia...

Se eles fossem bem-intencionados e pró-debate, não deixariam que as votações fossem feitas depois que iniciavam-se as aulas (USP), não tentariam bater em quem é contra (eu vi isso na PUC), não fariam assembléias as 22h, como eu ouvi dizer que aconteceu na Unicamp, não fariam assembléias para votar a greve com um quorum de 120 alunos "representando" todos os alunos da universidae (eu não dei liberdade a ninguem pra me representar numa assembléia que deliberasse sobre a greve). Fariam assembléias que conseguissem englobar a maior parte possível dos estudantes da universidade...

O motivo desta greve, na minha opinião, é o sucateamento do ensino superior público, através do corte de verbas (e há ainda uma proposta que irá para votação a respeito da não necessidade do Estado declaram trimestralmente a verba repassada para a unversidade pública). Entretanto, acho que arrumar a maior briga com a maioria da população não é o caminho. Greve, invasão de propriedade do estado (ou da universidade), piquetes, ameaças não ajudam a traer mais gente para o movimento, pelo contrário.

O jeito era fazer com que a sociedade veja a importância das verbas para o ensino superior, e da transparencia tanto da universidade quanto do governo (se a universidade tem que declarar os gastos, mais ainda o governo temq eu dar o exemplo e declarar quanto de verba manda para a universidade), dessa forma, o governo tem que sentir que está tomando medidas que contrariam o interesse público e que isso pode refletir nas proximas eleições... Na minha opinião, é pra isso que serve uma democracia....

De fato, acho que todos deveriam escrever para os deputados estaduais e cobrarem deles uma postura contrária aos decretos, somos todos eleitores, não?

2 comentários:

Fernando Bizzarro Neto disse...

e como dizia o nosso amigo: "hay q endurecer pero sin perder la ternura jamás"

Anônimo disse...

já dizia sun tzu, melhor do que vencer uma guerra, é vencê-la sem nem precisar entrar no campo de batalha.