sexta-feira, novembro 24, 2006

arte...

E a pós-modernidade é algo estranho...
É um conceito que engloba tudo...
Tudo o que não tem um conceito que explique é chamado pós-moderno.
Faz umas semanas eu fui ao teatro com uma galerinha (bjo proceis), a peça, de um grupo teatral ituano, era dessas em que não há cenário e cada ator faz uma cena específica, que em algum momento se cruza (ou não) com outra cena de forma curiosa (ou nem tanto - teve uma que uma das personagens cruzou do palco ao fundo da platéia durante a intervenção de outra personagem gritando: Corinthiano não!!!! - alguns quadros antes ele interpretou a piadinha que terminava assim...).
A questão que chamou a atenção foi que apesar de que no programa da peça dizia da intenção do grupo em fazer uma comédia, aquilo suscitou uma discussão ferrenha sobre o que é arte, a modernidade e uma briguinha razoável entre dois do grupo, um que gostou, outro que não gostou.
Da mesma forma, fui semana passada em um sarau, feito por um outro grupo da cidade. Bem mais barroco, o Sarau Ytuano apresentou composições clássicas para piano e voz, com piano e cello, coral etc, com os artistas vestindo roupas (e com vocabulário e expressões) do século XIX. Como não se pode agradar a gregos e troianos, teve gente que achou que faltou integração com a plateia, mas a Clary faz integração com os artistas... (chegou pros atores que interpretavam os anfitriões e agradeceu o convite, perguntou dos filhos - que estavam na corte - uma bagunça a parte). Isso gerou mais uma discussão a respeito do clássico X moderno, mas tendo clássico como definição de algo que não sai de moda.
Isso acaba sendo difícil ponderar, na medida em que não se agrada a gregos e troianos, e cada um acaba dando sua opinião... Justamente o que eu espero que vcs façam nos comentários!

Espaço aberto! =)

Nenhum comentário: