quarta-feira, maio 28, 2008

Aproxima-se o período das eleições. Em todas as cidades, já é comum encontrar mais faixas, cartazes e outras propagandas com a realização do atual governo que em anos anteriores. Tudo isso visando os acontecimentos de outubro.


Com um pouco menos de antecedência, começa a preocupação da população com seu voto: prefeito, vereador? Mas é tão pequeno, em que eles podem ajudar a melhorar? É pequeno, se comparado ao Estado ou ao Brasil todo, mas é o que está mais perto. São eles quem tem acesso às necessidades do seu bairro, que sabem daquele rio que transborda cada vez que chove, daquele lado da cidade que precisa de maior policiamento. São eles quem podem fazer algo pelo que precisamos mais urgentemente.


E o que levar em consideração na hora de escolher? A primeira – e tentadora – possibilidade seria observar a honestidade. Mas existiria uma maneira de medí-la? Para isso, serve tanto o legislativo – o seu vereador – quanto o judiciário, que vão controlar os gastos do executivo. Leva-se em conta, então, a quantidade de ruas que o político já asfaltou? Quantos empregos ele prometeu aos seus? Ou o quanto ele é amigo da tia da sua cunhada? Por mais incrível que possa parecer, tem gente que leva isso em consideração.


Mas o que levar em conta? Primeiro, observe se o seu candidato já ocupou algum cargo público. Converse com as pessoas que você conhece, pode ser que elas saibam de algumas passagens da vida do candidato. Tente descobrir sua origem, onde trabalhou, como chegou até ali. Se já ocupou cargo público, observe se ele trocou de carro, mudou de casa muito de repente. Isso é um sinal de alerta.


Preste atenção em suas propostas. Veja se não há nada muito difícil de ser concluído em quatro anos, como acabar com o problema de falta de água na cidade. Fique atento às críticas que ele dirige aos seus concorrentes, “não fez nada” não é crítica, é desabafo de quem não sabe o que pode dizer. Uma boa crítica vem acompanhada de uma proposta de solução. Acima de tudo, observe. Leve em consideração sua intuição, sua experiência, e não se deixe enganar por aqueles que só querem se aproveitar do momento para conseguir muito dinheiro com pouco trabalho.

Procure quem trabalha. Você, que trabalha, sabe o quanto isso é importante.

Nenhum comentário: