quarta-feira, junho 27, 2007

Enquanto isso, na Bolívia...

Notícia de hoje do Jornal Valor Econômico (recebi por e-mail)
Da seção de curtas:



"Proibir privatizações


Na cerimônia em que reassumiu as refinarias que eram da Petrobras, o presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu que a Assembléia Constituinte proíba para sempre privatizações no país. "Que nunca mais voltem os ´vende-pátrias´. Que nunca nossas refinarias e recursos naturais sejam entregues às transnacionais". "



Até eu, que sou contra as privatizações, acho que "para sempre" é tanto tempo...

Oceania 1984/Brasil 2007

Finalmente, depois de alguma pressão de colegas, que acham um absurdo eu ler um livro de 300 e poucas páginas em mais de um mês (ok, eu tb acho), mas deve-se levar em consideração que eu lia antes de dormir, o que não otimiza muito o tempo de leitura, acho... Terminei de ler o 1984, de George Orwell, minha segunda incursão às idéias dele (li, tempos atrás, "A Revolução dos Bichos", fantástico, por sinal).

Coloco aqui um pouco da minha impressão sobre o livro, e uma pequena alusão à realidade brasileira.

O 1984, de George Orwell é muito bom. Entretanto, a visão pessimista do futuro da humanidade apresentada pelo autor seja pra lá de assustadora: uma sociedade em que o ser humano aparece mais e mais desumanizado. A sociedade é dominada pelo partido, e este, comandado pelo Grande Irmão, figura que controla todas as ações dos cidadãos, pois tudo vê.

Em alguns momentos isso pode parecer absurdo, mas se olhar bem, pode ser tomada parte dessa ameaça como verdade no Brasil atual, e é esta a reflexão que quero dos meus leitores: em que medida os clássicos da ficção podem antecipar ou traduzir questões importantes da política nacional.

Os altos índices de aceitação do Governo Lula podem ser interpretados como um dos momentos em que os personagens de Orwell demonstram uma inacreditável adoração pelo seu governante, mesmo com todas as atrocidades (no caso brasileiro, os escândalos de corrupção em que as pessoas envolvidas são, muitas delas, ligadas ao presidente por laços até de parentesco), ou os racionamentos de mantimentos (em terras tupiniquins, os atrasos nos aeroportos). Será que a exceção à regra pensa, ou as críticas estão proibidas pela thoughtpolice? Seremos, os críticos, falhas da matrix da sociedade brasileira?

Os caros leitores hão de concordar que a vida imita a arte... mas até quando?

terça-feira, junho 26, 2007

Bomba atômica no Brasil

Muito provavelmente será retomada a cosntrução da usina nuclear de Angra III. Era essa a notícia que chamou a atenção no Bom Dia Brasil hoje de manhã...

A justificativa era a diversificação da matriz energética brasileira, para evitar uma nova crise. Devería-se investir, dessa forma, eu energia eólica, hidrelétrica, termelétrica, com o gas do lixo... Acho uma pura besteira investir dinheiro em uma matriz energética que vai gerar lixo radioativo, que não tem ainda um destino definitivo (e seguro), e que está sendo deixada de lado por todos os países que a utilizam...

Sugiro o site do greenpeace http://www.greenpeace.org.br/energia/pdf/factsheet_angra01-06.pdf

segunda-feira, junho 25, 2007

O vexame do ano de 2007

Esse momento merece um post... rs

Tentei nomeá-lo como o vexame do ano, mas acho que ainda dá tempo de passar por vexames maiores... rs (espero que os próximos, se existirem, não dêem tanto prejuízo ou dor de cabeça rsrsrs).

O fato é que saí hoje perto das 21:15 da academia onde treino capoeira com o carro de mamãe. Ao virar a esquina, como de praxe, parei o carro, olhei para os dois lados e, como não vinha ninguem, engatei a primeira marcha e...

PUM...

Joguei rapidamente o volante para o lado contrário do barulho e ouvi o barulho do restante do lado direito do carro batendo e finalmente o barulho da CAÇAMBA DE ENTULHO batendo no chão. (sim, eu levantei aquele trem de metal).

A hora que saí do carro que eu vi em que eu tinha batido... Acho que as caçambas de entulho não deveriam ficar muito na esquina... Bom, essa já não está mais tão na esquina... E também não dá pra descrever o susto que eu levei... =)

Um timming estranho


"Ao som de "Prá não dizer que não falei das flores", do cantor Geraldo Vandré, letra ícone de luta contra a ditadura no Brasil,
estudantes e servidores que ocupavam o prédio da reitoria da USP (Universidade de São Paulo) desde o dia 3 de maio,
saíram do local..."
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u306590.shtml

E o movimento estudanil continua achando que estamos na década de 70, perseguido pelas elites apoiadoras do regime autoritário...
A meu ver, o movimento estudantil sofre de uma certa esquizofrenia temporal...

E enquanto isso, na Unicamp, os estudantes continuam ocupando a DAC e mantendo as barricadas no IFCH...

quarta-feira, junho 20, 2007

mais da greve

Mais um dia de não sei bem o que... Teoricamente era pra ser um dia de aula normal, depois que os professores resolveram que iriam voltar as aulas nessa segunda feira.

"Depois de quase um mês em greve, os professores da Unicamp decidiram nesta
quinta-feira suspender o movimento e retomar as aulas na segunda-feira."
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u304597.shtml

Ao chegar na faculdade ontem pela manhã, encontrei apenas o professor e um aluno na sala.
A discussão sobre o que aconteceu, os motivos da greve e as atividades que ainda ocorrem permeiam a discussão do tema da aula (Pensamento Político Liberal).
Neste momento, o comentário estarrecedor: na assembléia do dia anterior (segunda-feira), os estudantes decidiram que invasão/ocupação (cada um dá um nome de acordo com a posição ideológica a respeito) é uma regra válida para protesto. Diante disso, invadiram a DAC.

"Um grupo de pelo menos cem estudantes da Unicamp --ligados ao DCE (Diretório Central Estudantil)-- invadiram nesta segunda-feira no início da noite o prédio da Diretoria Acadêmica da universidade.

(...)

Antes de invadir a diretoria, o mesmo grupo de estudantes tentou invadir a reitoria da universidade, mas as portas e grades do local foram fechadas antes da ação estudantil."
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u305417.shtml

A reitoria da Unicamp se manifestou:

"NOTA DA UNICAMP
A propósito da invasão das instalações da Diretoria Acadêmica (DAC) da Unicamp e da tentativa de invasão da Reitoria por um grupo de estudantes, na tarde de segunda-feira, a Reitoria traz ao conhecimento público o seguinte:
1 – A invasão da DAC, além de representar um ato de violência incompatível com a tradição de diálogo existente na Universidade, traz prejuízos à vida acadêmica da Unicamp e aos próprios estudantes, impedindo, por exemplo, a emissão de diplomas e a homologação de teses de pós-graduação.
2 – Já foi iniciada apuração para identificação dos responsáveis, instalação de processo disciplinar e aplicação das penalidades previstas no Regimento Geral da Universidade, que podem ir da advertência à expulsão.
3 – A Reitoria está tomando as medidas judiciais cabíveis para a preservação do patrimônio público e a normalização das atividades da Diretoria Acadêmica.
4 – A Reitoria não negociará com os invasores.
A REITORIA
Cidade Universitária Zeferino Vaz.
Campinas, 19 de junho de 2007."
http://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/BDNP/NP_1709/NP_1709.html

Isso ocorre num momento em que a reitoria da USP está ocupada, algumas diretorias de campi da Unesp estão ocupadas e os alunos alegam que o movimento está crescendo (o principal motivo que despertou essa visão eram as mais de 300 pessoas na assembléia realizada ontem - grande maioria dos estudantes acreditava na volta das aulas).

Hoje pela manhã, uma notícia preocupante para quem tem amigos no ME:
"Policiais militares da Tropa de Choque e da Força Tática do 13º Batalhão de Policiamento do Interior (BPM/I) cumpriram, por volta das 2h30 da madrugada desta quarta-feira (20), a liminar de reintegração de posse do campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Araraquara, a 280 quilômetros da capital paulista, no interior do Estado."
http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u5485.jhtm

Será que é tão importante assim manter um posicionamento intransigente, anti-democrático e infantil, afirmando que esta é a única saída que os estudantes têm para defender o ensino público? Será que os estudantes envolvidos não enxergam que assim eles conseguirão apenas a raiva dos demais alunos da Unicamp que necessitam que o DAC esteja em ordem para fazerem matrículas do próximo semestre, colar grau ou pelo menos pegar as carteirinhas que as provisórias dos bixos vencem essa sexta-feira (eu to nesse barco). Será que o objetivo deles nãos eria melhor alcançado se eles pudessem contar com o APOIO de grande parte dos estudantes da Unicamp e não da discórdia semeada pelo próprio ME?

segunda-feira, junho 04, 2007

Mulheres X Namorados X Comida

Após anos de pesquisa, de observação participante, de entrevistas e reflexões... A descoberta do milênio... a relação entre mulheres, namorados e comida, mais um serviço de utilidade pública do Abakxi com Groselha...
Sem mais delongas, apresento-lhes o resultado da pesquisa...

Quando se tem um namorado:
- "posso comer o quanto quiser pq já tenho namorado mesmo e ele vai continuar me amando mesmo com um ou dois quilinhos a mais".

Quando se termina um relacionamento:
- "posso comer o quanto eu quiser pq acabei de tomar um pé-na-bunda e preciso afogar as mágoas".

Quando não se tem um namorado:
- "posso comer o quanto quiser, não tenho namorado mesmo pra reclamar que estou com um ou dois quilinhos a mais".

Estão vendo como é fácil?