quarta-feira, março 28, 2007

E começa o "estágio" pra ciências sociais

Do site Globo.com
(http://globoradio.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL14862-5604,00.html)

27/03/2007 - 16h57 - Atualizado em 27/03/2007 - 19h08

Estudantes ocupam reitoria da Unicamp

Eles revindicam melhorias nas moradias da universidade. Entidade diz que conseguiu reintegração de posse da área.
Do G1, em São Paulo, com informações da EPTV

Cerca de 150 estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocuparam a reitoria na manhã desta terça-feira (27) e permanecem no local até agora. Eles reivindicam melhorias na moradia da universidade, que atende 1,2 mil alunos.

Segundo a assessoria de imprensa da universidade, os manifestantes chegaram ao local às 7h e impediram a entrada dos 60 funcionários do prédio. A assessora técnica, Angélica Pfister, tentou furar o bloqueio de alunos e foi impedida. Ela reclamou da ação. “Toda vez que eles são contrariados, eles invadem, quebram o patrimônio e roubam”, disse. O Diretório Central dos Estudantes (DCE) afirmou que os alunos não roubaram qualquer coisa dos funcionários durante os protestos.

De acordo com a assessoria, a Unicamp já conseguiu na Justiça a reintegração de posse da área. O órgão, no entanto, não soube informar qual o prazo dado para que os estudantes deixem o local.

Problemas de infra-estrutura
O bloco B da moradia foi interditado na semana passada por problemas de infra-estrutura. Quarenta e cinco jovens foram remanejados para outros blocos. O reitor José Tadeu Jorge afirmou que serão feitas obras de reformas no local e em outras unidades, mas não há prazo para as mudanças.

A assessoria de imprensa informou que a Unicamp propôs aos jovens dar uma verba de R$ 200 para cada aluno tentar alugar um local para ficar.

Os estudantes disseram que não podem aceitar o dinheiro porque não têm informações de prazo das reformas, e, sendo assim, não conseguem assinar um contrato de aluguel.
_____________________________________________________________

Acho válido algum tipo de protesto, até porque se não é feito nenhum protesto, não se tem as reivindicações atendidas, até porque ninguém fica sabendo das reivindicações (do jeito que o pessoal lê os panfletos...). Infelizmente, 150 aluno num universo de 1,2 mil não dá muita legitimidade ao movimento. O jeito é pensar em uma forma de envolver um pouco mais da metade dos estudantes (os tais 50%+1), assim o movimento tem mais força... Ou quando (isso faz tempo, conheço a historia de ouvir falar) os estudantes acamparam na Unicamp pra reivindicar a construção da moradia...

quinta-feira, março 15, 2007

Qual a função de um blog?

Um blog serve como espaço de livre fluxo de idéias, um diário (público - meeedoooo rs), um lugar pra se colocar fotos, publicar poesias, contos, pra fazer análises políticas, pra falar de economia, futebol...

As vezes eu acho que um blog serve pra gente se confundir muito. Especialmente no quesito "o que escrever na tela em branco". Isso ocorre especialmente depois da experiência-faculdade, em que começam a surgir telas de word em branco pra virarem trabalhos de teorias de relações internacionais, pra virarem guias de estudo de simulações ou position papers (deixemos a experiência TCC de lado por enquanto rs daqui a pouco vira experiencia PCC rs)...

Mas o fato é que fico aqui tendo à minha discposição um espaço gigante onde escrever... E ao mesmo tempo tenjho um vazio gigante de coisas a escrever na mente. Não que eu nunca tenha o que escrever, mas eu nunca tenho papel ou pc quando penso em algo interessante...

Bom de qualquer forma, estou me forçando a colocar no papel, mesmo que seja num guardanapo, as boas ideias pra preencher meu "ESPAÇO DE CONFUSÃO"...

segunda-feira, março 12, 2007

Álvaro de Campos - Eu

Eu, eu mesmo...
Eu, cheio de todos os cansaços
Quantos o mundo pode dar. —
Eu...
Afinal tudo, porque tudo é eu,
E até as estrelas, ao que parece,
Me saíram da algibeira para deslumbrar crianças...
Que crianças não sei...
Eu...
Imperfeito? Incógnito? Divino?
Não sei...
Eu...
Tive um passado? Sem dúvida...
Tenho um presente? Sem dúvida...
Terei um futuro? Sem dúvida...
A vida que pare de aqui a pouco...
Mas eu, eu...
Eu sou eu,
Eu fico eu,
Eu...

Ta aí um bom esclarecedor da busca da própria identidade... quem sabe a poesia ajuda a descobrir...

domingo, março 04, 2007

Mudança...

Continuando a busca de onde me encontrar...

Troquei de faculdade. Sei que não é pra ser um hábitoa ssim tão costumeiro, trocar de faculdade, mas dessa vez aconteceu. O mesmo curso, cidades diferentes. Essa semana enquanto todos os meus amigos estavam preocupados em curtir as festas de recepção dos bixos tb como forma de despedida, ja que para muitos essa será a última calourada que participam na FFLCH, eu estava lá, perdida como tds os outros calouros, morrendo de saudades dos meus amigos, imaginando que atividades estariam acontecendo na praça do relogio (o ano passado teve muro de escalada), mas, em compensação, fazendo novos amigos.

Estar em um lugar absolutamente novo parece que é uma necessidade, uma constante busca ed quem sou eu. É preciso ter um sentimento de pertencimento a algum lugar, sentir-se parte daquilo. Quando vc deixa de se sentir parte do lugar em que vc está, de sentir-se co-responsável por aquilo, então sua permanencia deixa de ter sentido.

Assim, dedico esse post ao pessoal da USP: pessoas que eu adoro, de quem eu sinto mtas saudades (sim, já) e que serão meus amigos pra sempre, guardados no coração e tendo que aguentar meus telefonemas e me hospedar quando eu for pra SP visitá-los (hauhauhauhauhau - risada maléfica).

E de agora em diante: nova vida! O curso é o mesmo, mas é um mero detalhe... =)